EXCON TÁPIO 2023

Fase de Resgate: treinamento de recuperação de militares no EXCON Tápio 2023

As operações de resgate e recuperação de militares em situações de perigo demonstram o compromisso das Forças Armadas em garantir a segurança dos militares em campo
Publicada em: 28/08/2023 14:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Cap Emília

Um treinamento para que os militares tenham a absoluta certeza que serão resgatados por seus pares quando necessário, mesmo em uma área de conflito. Assim foi finalizada a fase Resgate do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023. A segunda etapa do treinamento colocou à prova os conhecimentos dos militares em uma área hostil simulada.

Nessa atividade, a missão é clara: recuperar militares que enfrentam perigos reais, trazendo-os de volta à segurança da base. Essa fase é ativada quando militares estão em situações de risco, seja por terem sido feridos, capturados ou estarem em outras circunstâncias perigosas. O resgate rápido e eficiente desses militares torna-se uma prioridade.

O Chefe da Célula de Cenário no EXCON Tápio, Capitão Aviador Diego Luís Marques Vieira, destaca a importância crucial das operações de resgate. Segundo ele, essa etapa é uma demonstração clara da dedicação das Forças Armadas em assegurar a vida e a integridade dos combatentes, mesmo em circunstâncias desafiadoras. "A precisão e a determinação com que as operações foram conduzidas refletem o treinamento rigoroso e a prontidão das equipes envolvidas", considera. 

Nesse exercício, as operações de resgate foram realizadas com a máxima cautela e agilidade, garantindo que cada militar em situação de perigo fosse resgatado de forma segura e eficiente. A fase não apenas demonstrou a capacidade de resposta das Forças Armadas em cenários adversos, mas também reforçou a importância da interoperabilidade e da coordenação precisa para o sucesso das missões. Tanto no treinamento teórico quanto no prático, houve a presença de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Pós-resgate

O Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB teve participação na fase de resgate, atuando como uma peça vital nas ações de resgate e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-T). Após  realização do resgate, as equipes SAR realizam toda as manobras de estabilização e levam o militar ferido ao HCAMP, onde recebe todo o atendimento necessário.

De acordo com a Comandante do HCAMP no Exercício, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, as operações de treinamento de resgate reforçam ainda mais a resposta ágil e eficiente do HCAMP em situações reais. "Isso torna os cuidados médicos vitais ainda mais eficazes, o que reforça a importância da prontidão e da capacidade de resposta das Forças Armadas em cenários desafiadores”, conclui.

Clique aqui e sabia mais sobre uma operação de resgate. 

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER

imagens/original/46114/230823MUL_0573Mu?ller_Marin.jpg
imagens/original/46114/230823MUL_0593Mu?ller_Marin.jpg
imagens/original/46114/230823MUL_0656Mu?ller_Marin.jpg
imagens/original/46114/230823MUL_0704Mu?ller_Marin.jpg